O Ave Migratória

Assim como as aves migratórias precisam percorrer longas distâncias para garantir a sua sobrevivência, nós, seres humanos, precisamos viajar, conhecer culturas, lugares e pessoas diferentes. Desta forma teremos maiores possibilidades de rever nossos valores e crenças. Ave Migratória, viagens, cultura, lugares, pessoas e arte do Brasil e do mundo.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

As mulheres-girafas

Na Ásia, as mulheres da etnia kayan, tradicionalmente, envolvem seus pescoços em aros metálicos colocados desde a infância promovendo um alongamento de até 25 centímetros. Conhecidas como mulheres-girafas, segundo o folclore de suas tribos, chegaram na zona central de Mianmar por volta de 2.000 anos, procedentes do deserto de Gobi – atual Mongólia. A lenda das mulheres-girafas tem várias interpretações lendárias:

* O colar teria sido uma punição para as mulheres adúlteras de antigamente;

* Uma proteção para as camponesas contra os tigres que as atacavam na garganta quando trabalhavam nos campos;

* Os homens teriam feito isso com suas mulheres para torná-las feias, evitando que fossem raptadas ou, ao contrário, ornamentavam-nas dessa maneira para mostrar sua riqueza;

* O colar espantaria forças sobrenaturais;para os padaungs, o centro da alma é o pescoço. Assim, para proteger a alma e a identidade da tribo, as mulheres protegem o pescoço com os aros.

Ao contrário do que se pensa, a cabeça dessas mulheres não cai quando o colar é retirado, entretanto o pescoço continua rijo e se quebraria se a cabeça fosse virada.
Além do pescoço, usam tais aros nos tornozelos e pulsos, afinando esses membros também. Só no pescoço, as mulheres-girafas chegam a carregar mais de 10 quilos de aros – junto com os anéis dos braços e tornozelos, o peso pode superar os 20 quilos.

Segundo estudiosos da Universidade de Chiang Mai, na Tailândia, não é o pescoço que cresce, mas os ombros que descem – a clavícula vai cedendo com o peso dos aros. Dessa maneira, quatro vértebras torácicas passam a integrar a estrutura do pescoço.

Elas são chamadas de mulheres-girafas não só pelo tamanho do pescoço, mas também pelo andar característico, extremamente altivo, provocado pelo uso e pelo peso do colar. Hoje, as últimas 12 aldeias dos kayan estão situadas em Mianmar, no estado de Kayah, no sul da Ásia.

(Texto original de Rosely Forganes, adaptado para publicação no Ave Migratória).

Nenhum comentário: