O Ave Migratória

Assim como as aves migratórias precisam percorrer longas distâncias para garantir a sua sobrevivência, nós, seres humanos, precisamos viajar, conhecer culturas, lugares e pessoas diferentes. Desta forma teremos maiores possibilidades de rever nossos valores e crenças. Ave Migratória, viagens, cultura, lugares, pessoas e arte do Brasil e do mundo.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Khajuraho

Antes de chegarmos em Khajuraho enfrentamos nosso primeiro e maior susto na Índia, os trens. Quando se chega na estação a impressão é de se estar completamente perdido. Muita gente, trens chegando a todo momento e você como louco procurando a sua plataforma e seu vagão.


Mesmo comprando passagens para a primeira classe com ar condicionado, quando encontramos nosso vagão tive a certeza que eu estava no trem errado, até o responsável pelo trem confirmar nossos lugares. Os trens de primeira classe com ar condicionado possuem poltronas que viram beliches com uma cortina para você dormir. Se você ver alguma coisa correndo pelo chão, fique tranquilo, é apenas um rato.



No decorrer das nossas viagens de trem pela Índia acabamos nos acostumando, afinal de contas percorremos 10 cidades em 27 dias. Depois de perdermos o olhar ocidental para as coisas acabamos curtindo estas viagens mesmo sendo muito cansativas.


Depois da viagem de trem ainda pegamos um taxi que leva aproximadamente dua horas para se chegar em Khajuraho. Cidade muito pequena, com pouca infra-estrutura e muito quente, um calor perto dos 48 graus. Em Khajuraho pode se fazer tudo a pé inclusive visitar a principal atração da cidade, o grupo de templos de Khajuraho.


Os templos se localizam dentro de um belo parque e quando foram encontrados eram 25, hoje são 11. O horário ideal para se visitar o parque é após às 15h por causa do calor. Como o parque fica aberto até às 19h, você terá tempo de admirar a beleza e grandiosidade destes templos mundialmente conhecidos pelas esculturas do Kama Sutra.


Difícil imaginar como estes templos foram esculpidos em pedra há mais de 1.000 anos.






As mundialmente conhecidas esculturas do Kama Sutra.








O conjunto de templos de Khajuraho é um lugar para ser visitado com calma, observando-se todos os detalhes desse Patrimônio da Humanidade.


Ao final do dia, o pôr do sol é um presente oferecido pelos Deuses que fica gravado na mente e no espírito.


Nenhum comentário: