O Ave Migratória

Assim como as aves migratórias precisam percorrer longas distâncias para garantir a sua sobrevivência, nós, seres humanos, precisamos viajar, conhecer culturas, lugares e pessoas diferentes. Desta forma teremos maiores possibilidades de rever nossos valores e crenças. Ave Migratória, viagens, cultura, lugares, pessoas e arte do Brasil e do mundo.

domingo, 16 de agosto de 2009

Bodh Gaya

Bodh Gaya é uma cidade bem pequena, no estado de Bihar, onde está localizado o templo Mahabodhi, o mais conhecido e visitado dos templos budistas da Índia. Além de poder ser visitado ao som das orações realizadas pelos monges budistas no fim do dia, neste templo é possível sentir um pouco da energia emanada pela Bodhi Tree, árvore sob a qual Buda passou 49 dias antes de atingir a iluminação



Segundo as tradições locais, a árvore original foi derrubada pela esposa do imprerador Ashoka, pois ela tinha ciúmes do tempo que ele passava em suas devoções budistas. O imperador reviveu a árvore ao nutrir suas raízes com leite. Consta que a árvore atual veio da mesma linhagem da original. Mahinda, filho de Ashoka, levou uma muda da planta original para o Sri Lanka. Ali a árvore se desenvolveu e mais tarde uma muda foi trazida e plantada em Bodh Gaya depois que a árvore original morreu.


A árvore do templo é tão antiga que, para mantê-la de pé, foram colocadas estacas em seus galhos mais grossos e pesados.


Bandeiras com orações budistas no jardim do templo.


No fim do dia o templo fica ainda mais bonito sendo este o melhor horário para visitação em função das orações dos monges budistas ali presentes.



Mercado em frente ao Templo Mahabodhi, cores da Índia.
Tirando um cochilo depois do almoço por causa do calor de quase 50 graus.


Mosteiro budista tailandês de Bodh Gaya.




De volta à estação de trem de Varanasi para pegarmos o trem para Mumbai. Tirando fotos para passar o tempo, vendedor de lichia na estação.


Tirando fotos no interior do trem de Bodh Gaya para Munbai. Viagem longa, muito longa.


Experimentando todos os chales que eu tinha comprado na Índia para ver se as 25 horas de viagem de Bodh Gaya para Munbai passavam um pouco mais rápido.


Um comentário:

Anônimo disse...

Estou indo pra Gaya e queria falar com vc. Ainda tá porai?
Se puder me mande um imeio
chezsalope@hotmail.com
obrigada
ieda